Header Ads

ad

Revolução Francesa e Revolução Industrial no aspecto sociologico

No decorrer da história, houveram muitas revoluções, muitas mudanças radicais no que tange a forma de governo, mas nenhuma se compara em importância à Revolução industrial inglesa e a Revolução Francesa.
A Revolução ocorreu na Inglaterra porque ela era o país que tinha mais requisitos para que ela acontecesse, como acumulo de capitais desde a “Idade Moderna”, reservas de minerais (o que era de extrema importância para a máquina a vapor), e êxodo rural influenciado pelos cercamentos, assim sendo liberada uma grande mão-de-obra para as indústrias. Podemos citar também o Tratado de Methuen, que abriu as colônias portuguesas para tecidos e produtos manufaturados ingleses e o resultado da Guerra dos Sete Anos (1756-1763), subjugou a França, assim expandindo o império colonial inglês (na América do Norte).

Em um mesmo período, aconteceram as Revoluções Burguesas, na Inglaterra e na França, que na prática foi à tomada de poder dos aristocráticos pela plebe, influenciados pelo iluminismo, mas na teoria foi o surgimento de direitos para a burguesia que estava em alto crescimento no período, eles que incentivaram e contaram com o apoio de camadas mais populares como artesões, moradores de rua, os franceses chamados sans cullotes e milhares de desempregados.
Na Inglaterra essa foi à síntese, mas na França foi um processo diferente, os direitos civis ganharam espaço e por um tempo houve uma sociedade “justa e igualitária”. O direito era divido em três estados, os primeiros eram compostos pelo clero e pela nobreza e o terceiro era compostos pelas camadas mais populares, de acordo com o governo francês esse sistema era justo, cada um tinha direito a um voto, porém sempre o resultado era 2x1, com o terceiro estado perdendo. Logo em meio a Crise do Antigo Regime, as camadas mais populares da França juntamente com a burguesia resolveram agir.
Depois dessas revoluções o jeito de viver foi modificado, aconteceram inúmeras mudanças relativas à Revolução Industrial, surgimento de cidades e o êxodo desordenado para elas, ocasionando péssimas condições sanitárias, fome, falta de água corrente nas casas. O banho só acontecia por ordem medica, o banho diário era para nobres ou libertinos. De 1800 a 1850, o crescimento populacional europeu foi de 43%.
Aconteceram mudanças também na estrutura familiar e nas relações afetivas.
As condições de trabalho eram péssimas com turnos de 12 a 16 horas e as crianças eram força motriz de trabalho, assim como o homem e , sendo ampliado para 18 quando ficou disponível a iluminação a gás a mulher. O infanticidio era comum na epoca.
A sociedade atual só foi possivel graças a essas grandes revoluções, que se complementaram no decorrer da historia.


Bibliografia


Campos, Flavio de. A escrita da história: ensino médio: Volume único/Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda - primeira edição. Ed. Escala
Quintaneiro, Tânia. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber/ Tânia Quintaneiro – segunda edição. Ed. UFMG

Nenhum comentário