Header Ads

ad

Serviço Social no Canadá


Os direitos humanos e a justiça social são os fundamentos filosóficos da prática do Serviço Social. A singularidade da prática do Serviço Social está na mistura de alguns valores específicos, conhecimentos e habilidades, incluindo o uso de relacionamento como a base de todas as intervenções e o respeito à escolha e envolvimento do usuário.

Em um contexto sócio-político-econômico, que cada vez mais gera insegurança e as tensões sociais, assistentes sociais desempenham um papel importante e essencial.

Os assistentes sociais trabalham em uma variedade de configurações: agências de serviços familiares, as agências de ajuda das crianças, hospitais gerais e psiquiátricos, conselhos escolares, instituições correcionais, órgãos da administração bem-estar, federais e departamentos provinciais. Um número crescente de assistentes sociais trabalham em consultório particular.

"93% das pessoas na categoria profissional assistente social são empregados nas indústrias de saúde e serviços sociais ou de governo, com 74% no primeiro caso e 19% no segundo. Relativamente poucos assistentes sociais são empregados em escritórios de prática privada, mas o número quase dobrou entre 1991 e 1996 (In Demand Crítica: Serviço Social, no Canadá, vol. 1, Relatório Final).

  



O que fazem os Assistentes Sociais? 



Os assistentes sociais prestam serviços como membros de uma equipe multidisciplinar, ou na base de um-para-um com o cliente. As funções desempenhadas por assistentes sociais variam dependendo das configurações em que trabalham.

Os assistentes sociais empregados por agências de bem-estar infantil (público e privado) investigar casos de violência familiar, abuso e negligência envolvendo crianças e tomar medidas de proteção conforme necessário. Eles podem recrutar pais adotivos ou supervisionar a colocação de crianças nos cuidados de proteção. Outros trabalham em casos de adoção.

Muitos Conselhos escolares contratam assistentes sociais para ajudar os alunos a ajustar-se ao ambiente escolar. Eles ajudam os alunos, pais e professores para lidar com problemas como o comportamento agressivo, evasão escolar e problemas familiares, que afetam o desempenho dos alunos.

Nos hospitais gerais e psiquiátricos, assistentes sociais são membros da equipe de tratamento. Eles fornecem um elo entre a equipe e a família, bem como com os recursos da comunidade. Nesses ambientes contribuem para a assistência, tratamento e reabilitação de idosos e de pessoas física ou mentalmente doentes, bem como o atendimento das pessoas com deficiência.

Nos centros de saúde e serviços comunitários, assistentes sociais estão envolvidos na prestação de aconselhamento para indivíduos ou famílias e na prestação de serviços para idosos. Alguns trabalham como desenvolvedores de comunidade auxiliando os cidadãos a identificar suas necessidades e propor formas de satisfazer essas necessidades. Outros podem ajudar nas relações pai-filho e aconselhamento matrimonial. Os serviços podem ser oferecidos de forma individual ou em grupos.

No campo correcional, assistentes sociais podem fazer parte de uma equipe preocupada com a reinserção social dos jovens ou adultos infratores. Eles podem trabalhar como oficiais de classificação. Outros trabalham como agentes de liberdade assistida ou como agentes de liberdade condicional. Oficiais de liberdade condicional ajudar ex-presidiários se adaptar à vida na comunidade, enquanto em conformidade com as condições de sua liberdade condicional.

Os assistentes sociais na prática privada oferecem os seus serviços em uma base de taxa de serviço a indivíduos, famílias e organizações. Seus serviços incluem aconselhamento, psicoterapia, a mediação, a terapia sexual, política e desenvolvimento de programas, desenvolvimento organizacional, e os programas de assistência ao empregado.

Os assistentes sociais envolvidos na análise política, desenvolvimento de políticas e planejamento geralmente trabalham em esferas federais e provinciais departamentos ou conselhos de planejamento social. Pesquisadores encontram-se em universidades e governos. Outros estão ensinando em universidades e faculdades comunitárias.


Condições de trabalho 

A maioria dos assistentes sociais trabalham em tempo integral, embora seja possível trabalhar a tempo parcial. Recém-formados em prática do trabalho social sob supervisão para fins de desenvolvimento administrativo e profissionais. Muitos empregadores oferecem treinamento de desenvolvimento pessoal. Os assistentes sociais que prestam serviços diretos passam a maior parte do seu tempo com os usuários em seus escritórios ou na casa do usuário. Eles também gastam tempo em consulta com outros profissionais, como psicólogos, professores, médicos, advogados ou outras pessoas envolvidas em um caso específico.

Os lucros podem variar substancialmente entre as províncias e até mesmo dentro de uma província. A organização provincial de assistentes sociais pode ser capaz de fornecer mais informações sobre os salários em uma província em particular.

Treinamento 

Educação, trabalho social consiste em aulas teóricas e treinamento prático na graduação ou pós-graduação.

Na maioria das províncias do Bacharel em Serviço Social é o requisito mínimo de ensino para a entrada na profissão. Pós-graduação levando a um mestrado ou doutorado também está disponível.

Um programa de graduação de quatro anos é necessário para o grau de bacharel. As pessoas que têm um grau de Bacharel em Serviço Social pode obter um mestrado depois de um ano de estudos de pós-graduação. Aqueles que têm uma licenciatura em outra disciplina seria necessário um programa de pós-graduação de dois anos em trabalho social para obter o mestrado em serviço social.

A Associação Canadense de Educação em Serviço Social (CASWE) tem a responsabilidade de credenciar os programas de Serviço Social em universidades. Esta associação publica um diretório de programas credenciados. Como requisitos de admissão e orientação do programa variam entre as escolas, os interessados ​​devem consultar o diretório ou se comunicar com a escola de sua escolha.

Como preparação ao nível do ensino secundário, cursos como economia, política social, sociologia, psicologia e filosofia são requisitos. O trabalho voluntário em uma agência de serviço social conta como complemento.


Fonte: Associação Canadense de Educação Serviço Social 

Nenhum comentário