Programas de Pós-Graduação em Fortaleza para graduados em Serviço Social
PARTE 1 - Mestrados UECE
Seleção padrão (mais comum):1 - Prova Escrita (conhecimentos e língua estrangeira)
2 - Projeto
3 - Análise Curricular e Entrevista
MASS - Mestrado Acadêmico em Servição Social - UECE
Curso de Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (CMASS), instituído pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) nos termos das Resoluções nº. 3.387/2001 de 16/05/11 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho Universitário (CONSU) nº 802/2011 de 27/06/2011, constitui-se como o primeiro mestrado em Serviço Social após 60 anos da instalação do primeiro Curso de Graduação em Serviço Social no Estado do Ceará.
LINHAS DE PESQUISA
Estado, Questão Social e Serviço Social
Analisa e contextualiza histórica, econômica e socialmente o papel do Estado na dinâmica do sistema capitalista de produção e as diversas matrizes da questão social, aproximando o diálogo para a constituição do Serviço Social enquanto profissão. A esta linha serão integrados projetos de pesquisa, coordenados por professores, com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação.
Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais
Estuda a constituição do serviço social a partir das transformações no sistema capitalista de produção, abrangendo uma discussão atual das metamorfoses do processo do trabalho e seus efeitos para a sociedade na atualidade. Analisa, ainda, os fundamentos da reforma do Estado e as matrizes que delineiam as políticas sociais na sociedade brasileira, considerando nesse processo as implicações das transformações no mundo do trabalho. A esta linha serão integrados projetos de pesquisa no campo das políticas sociais, coordenados por professores, com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação.
Site: www.uece.br/mass/
MAPPS - Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade - UECE
O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade representa um esforço acadêmico de resgate de uma dívida social da Universidade com o desenvolvimento sócio-político da população nordestina e mais especificamente cearense. Esse programa surge da necessidade de dotar a referida região de mecanismos ágeis para promover a recuperação da enorme disparidade regional na formação de pessoal de alto nível de qualificação e de produção acadêmica. O que se pretende é contribuir para a ampliação de uma inteligência local, de uma massa crítica capaz de assegurar os recursos humanos necessários ao desenvolvimento sócio-político do Estado na formulação e implementação das Políticas Públicas.LINHAS DE PESQUISA
1. VIOLÊNCIA, CONFLITUALIDADE E DIREITOS
Tem como centralidade o estudo dos conflitos, das representações sociais e diferentes práticas e linguagens da violência, bem como da moral, dos direitos e políticas públicas, das ações coletivas e lutas sociais, em confronto com os ciclos de insegurança e medo, considerando as relações estabelecidas entre os processos de mundialização e a expansão das desigualdades sociais e da violência na sociedade brasileira.
2. NACIONALIDADES, CULTURAS E COMUNICAÇÃO
Abarca temas focados na dimensão política de grupos diferenciados pela produção e consumo culturais, pela formação e intercâmbios entre comunidades nacionais, por meio da articulação entre internacionalização da cultura e reconfiguração simbólica nacional. Assim, em uma perspectiva interdisciplinar, abordam-se as relações de poder envolvidas na política, gestão, produção e consumo da arte, da cultura, da comunicação e da educação, incluindo-se nestas tanto práticas sociais quanto programas governamentais.
3. AMBIENTE, TRABALHO E SAÚDE
Aborda temática multidisciplinar de reflexão sobre as variadas determinações e dimensões da sociedade diante das transformações na saúde, no mundo do trabalho e no ambiente em suas repercussões na vida social. A preocupação com o ambiente envolve estudos teórico-empíricos da relação saúde x trabalho, políticas ambientais, políticas de trabalho emprego e renda.
4. GÊNERO, FAMÍLIA E GERAÇÃO
Trata-se de linha de pesquisa preocupada com o estudo da sociabilidade humana em suas múltiplas formas de manifestação. Alicerça-se na complexidade dos significados de família, das relações de gênero e das questões geracionais. Lida com categorias que, aparentemente distintas e portadoras de saberes específicos, resguardam infinitas relações e transversalidades. As transformações observadas na atualidade com rebatimentos nos modelos e padrões familiares e ressonância nas relações entre o feminino e o masculino e entre as gerações constituem objeto por excelência desta temática de estudo.
Site: http://www.uece.br/politicasuece
Mestrado Acadêmico em Filosofia
O Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE foi fundado em 1998. Sua origem remete à experiência de ensino de pós-graduação lato sensu impulsionado pelo Núcleo de Estudos de Pós-graduação em Filosofia (NUFIL), durante toda a década de 1990, e, antes ainda, da larga experiência de ensino de graduação durante décadas (desde a antiga Fafice, Faculdade de Filosofia do Ceará). Reconhecido pelo Capes em 2004, nosso curso mantém a nota 3,0 (três), caracterizando-se por um programa em fase de consolidação.Linhas de Pesquisa
O Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE possui como Área de Concentração a Ética, na qual se enquadram três Linhas de Pesquisa:
- Ética Fundamental
- Ética e Filosofia Social e Política
- Ética e Estética
Site: http://www.uece.br/cmaf/
Mestrado Acadêmico em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE, constituído a partir da recomendação do Curso de Doutorado pela CAPES em 02/04/2012 (Ofício 057-20/2012 – CTC/CAAII/CGAA/CAPES), é resultado de uma caminhada marcada pelo trabalho de colaboração de um grupo de docentes que assumem a formação de professores como objeto de reflexão, de pesquisa e de intervenção política.Linhas:
Desenvolver investigações que:
a) abordem as práticas de desenvolvimento docente, os múltiplos saberes, as estratégias de ensino e aprendizagem e os processos intersubjetivos presentes no cenário do trabalho docente e da formação profissional em tempos e espaços diferenciados;
b) articulem a política educacional com os contextos históricos e contemporâneos da formação de professores, considerando a gestão educacional e escolar, a avaliação de sistemas e as tecnologias em educação; e,
c) estabeleçam relações entre trabalho e educação, numa perspectiva histórica e cultural, abarcando a problemática da formação e da prática docente em sua conexão com o processo social.
Site: http://www.uece.br/ppge/index.php/pagina-inicial
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